IMPACTOS DO “HOME OFFICE”

Após analisarmos as diferenças entre “Home Office” e TELETRABALHO, conforme matéria publicada em 17 de janeiro de 2025, podemos destacar alguns impactos que o “Home Office” trouxe ao cotidiano dos trabalhadores. No entanto, é importante diferenciar aqueles que já possuíam contrato formal e passaram para o “Home Office” devido às medidas de enfrentamento da COVID-19, daqueles que foram contratados desde o início sob a modalidade de TELETRABALHO, tema que abordaremos em outro momento

Em síntese, a diferenciação ocorre, principalmente na negociação de admissão, e atribuições de cada função

Muitos dos funcionários que foram colocados em “Home Office”, por imposição das medidas de enfrentamento a pandemia do Covid-19, exerciam funções, que muitas vezes possuíam atividades incompatíveis com o regime “Home Office”, o que exigiu das empresas um grande movimento e adaptações de sistemas e equipamentos de trabalho.

Este fato trouxe à baila muitas negociações de permanência do “Home Office” ou seu cancelamento em definitivo, atitudes que vêm sendo tomadas por diversas empresas com o retorno das atividades de forma presencial.

Entendemos que, para as mulheres, geralmente as principais responsáveis pela administração doméstica, o impacto na relação de emprego ocorreu de maneira distinta em comparação aos homens. Conciliar o trabalho remoto, os afazeres domésticos e as demandas familiares tornaram-se um enorme desafio.

Algumas trabalhadores relatam que a transição ocorreu de forma positiva e outras de forma negativa. Entendemos que esta diferença ocorre por causa das distintas realidades vividas por cada trabalhadora e a fase da vida a qual estão enfrentando.

Em sua grande maioria, os relatos do trabalho em regime “Home Office” têm vários pontos positivos, quais sejam:

  • Maior aproveitamento no tempo, pois não há mais perda de tempo no deslocamento;
  • Flexibilidade em realizar suas tarefas;
  • Maior conforto;
  • Possibilidade de participar da rotina da casa;
  • Passar mais tempo em companhia da família;

Por outro lado, temos relatos negativos, que em sua maioria se resumem aos seguintes pontos:

  • Acúmulo de função, atividade profissional e afazeres domésticos;
  • Trabalhar mais tempo, do que se estivesse na sede da empresa;
  • Não conseguir diferenciar as horas de trabalho, com horas para família;
  • Respeitar horários de refeições;

Nossa resposta para minimizar os impactos negativos e equilibrar a balança é manter disciplina na execução das atividades profissionais.

É essencial estabelecer limites claros para o tempo de trabalho, as refeições, os momentos com a família e os afazeres domésticos. Misturar tudo pode comprometer a produtividade e impedir a conclusão das tarefas.

Uma boa opção é reservar um espaço específico na casa para o trabalho, seja um cômodo, um canto da sala, da cozinha ou até do quintal, sempre com uma mesa própria para essa finalidade. Se for possível dedicar um cômodo inteiro, como um escritório, é recomendável manter a porta fechada fora do horário de expediente. Além disso, criar um ritual para iniciar o trabalho, como se estivesse chegando ao escritório físico da empresa, isto pode ajudar a manter o foco e a produtividade

Podemos encontrar diversas orientações de que o dormitório não deve ser usado como local de trabalho, porque é o ambiente da casa direcionado ao descanso, ocorrendo o trabalho no quarto, a mente não vai descansar na hora do repouso.

Distribuir as tarefas domésticas entre todos os integrantes da casa é fundamental para manter a organização e evitar sobrecarga. Cada pessoa deve ter uma função diária definida, garantindo que as responsabilidades sejam compartilhadas de forma equilibrada, tornando as atividades mais ágeis e eficientes

Entendemos que, apesar dos desafios, o home office se consolidou como uma modalidade de trabalho permanente, especialmente no período pós-pandemia. Por isso, é essencial nos adaptarmos para melhor equilíbrio, garantindo maior produtividade e bem-estar profissional e pessoalmente.

Escrito por Dra. Janine Aparecida Fogaroli Ribeiro – Advogada.

Publicado em 31 de Março de 2025.

Que tal compartilhar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Há mais de 30 anos prestando assessoria jurídica personalizada e confiável com foco na sua satisfação.

Copyright 2024 © Advogados Associados Barata e Ribeiro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido com ❤ por Tananuvem ☁

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?